Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

Blog Restart

A Restart é um centro de formação profissional que constitui um espaço único de formação, produção e animação cultural em Lisboa.

Workshop PROMOÇÃO DE FILMES EM FESTIVAIS | Formador: MIGUEL VALVERDE | 22, 23 de Maio

 

 

OBJECTIVOS
Pretende-se que os participantes aprendam estratégias de promoção de um filme: inscrição e envio de filmes para festivais e mostras, mas também promoção directa, aquando da selecção do filme para um festival.

 

PÚBLICO ALVO
Todos os interessados em divulgar e promover os seus filmes (ou os de outros) no circuito internacional dos festivais de cinema e mostras.

 


CONTEÚDOS

1º Dia

Os principais Festivais e Mostras de Cinema/Vídeo Internacionais e Nacionais (análise do perfil de cada um).
O percurso/carreira de um filme/vídeo – a importância da escolha do primeiro festival.
As world, international, european e portuguese premieres.
Os Mercados de Cinema (espaço para distribuidores de cinema e programadores de festival) – análise e valoração da sua importância na promoção de um filme.
Visionamento crítico de filmes para selecção de festivais.
Exercício de estratégias de promoção de filmes em concreto.

 

2º Dia
Elementos de promoção de um filme em festivais (postais, cartazes, outros) – exemplos práticos.
Apoios à promoção.
As apresentações do filme no festival (sala de projecção e press room) e a importância dos contactos em festivais.
O trabalho de Distribuição Internacional e o papel dos Sales Agents.
O trabalho das Instituições Portuguesas na Promoção do Cinema (ICA, Agência de Curtas Metragens).

 

 

FORMADOR

Miguel Valverde
Nasceu em 1971, em Portimão. Licenciou-se em Direito na Faculdade de Direito da Universidade de Lisboa. Em 1996 estreou-se como programador de curtas metragens no Festival Internacional de Cinema do Algarve. Foi ainda programador no Festival Internacional de Cinema de Skopje, para a Restart e para a Zero em Comportamento. Já foi júri em diversos festivais internacionais de cinema, como Cork Film Festival (Irlanda), Motovun Film Festival (Croacia), Arcipelago Short Film Festival Roma (Itália), Curto Circuito (Espanha) tendo participado, entre outros, em vários festivais internacionais como Cannes, Berlim, Roterdão, Locarno, Veneza, Tampere, Clermont-Ferrand, Belfort, Côté Court, ST. Petersburg Opening Film Festival. Foi ainda membro do painel de jurados para selecção de projectos do ICA – Instituto do Cinema e do Audiovisual em 2008 e 2009. Em 2001 foi trabalhar para a Zero em Comportamento onde para além da actividade de programação desenvolveu competências ao nível do envio de filmes para festivais, tendo consolidado essa actividade na Restart, onde foi responsável até final de 2005 pelo envio dos filmes da escola para festivais. É um dos fundadores, directores e programadores do IndieLisboa - Festival Internacional de Cinema Independente. Actualmente dá ainda formação na área do cinema e audiovisuais, é responsável com Miguel Dias pela selecção de projectos de co-produção de curtas metragens do Euro Connection (Festival de Clermont-Ferrand) e faz aconselhamento de filmes Portugueses para a Quinzena dos Realizadores do Festival de Cannes.

 

 

HORÁRIO
10h‐13h
14h‐19h

VAGAS
16 Participantes
(mínimo 8)

PREÇO
Inscrições 50€
Geral +100€

comunidade restart: 20% desconto
dois workshops: 15% desconto no 2º workshop
(descontos não acumuláveis e aplicáveis apenas ao valor “Geral”)
Pagamento integral até à primeira semana antes do início.